Por: Raiane Nogueira*
Nada desagrada mais a um amante de literatura do que ver suas obras preferidas malconservadas, com capas soltas e páginas amareladas ou rasgadas. Mas aumentar a vida útil dos livros requer cuidados especiais como a limpeza e o armazenamento.
Umidade e temperatura inadequada são os grandes inimigos dos livros. Esses agentes facilitam a proliferação de fungos e alteram a estrutura física das obras, com a geração de manchas e ondulações. A exposição ao sol também é nociva.
— Mas o principal causador de danos é o homem, por segurar os livros de forma incorreta, forçar sua abertura, fazer dobras nas páginas, inserir clipes de metal, manusear alimentos e bebidas durante a leitura — o que pode acarretar a infestação de insetos — e umedecer os dedos ao folhear — alerta o restaurador da Secretaria do Patrimônio da União do Rio de Janeiro, Jucemir Pimenta.
Coordenador de conservação da Biblioteca Nacional, Jayme Spinelli ensina a guardá-los adequadamente:
— A melhor forma de armazenamento é em pé, na estante, com o apoio de bibliocantos, aparadores vendidos em papelarias. Deve-se manter os livros sempre limpos e vistoriá-los com frequência.
Contra o amarelamento das páginas, Jayme Spinelli afirma que não há solução.
— O fenômeno ocorre devido à acidificação do papel, comum em livros mais novos. É irreversível — afirma o coordenador.
Tire suas dúvidas
Qual é a maneira mais adequada para limpar os livros?
A maneira mais correta é com o uso de trinchas largas, com pelo macio, fazendo-se uma varredura, folha a folha, da sujeira acumulada. Este processo deve ser feito no sentido de dentro para fora, em ambiente ventilado, com o uso de máscaras e luvas descartáveis. Nunca utilize pano úmido para a limpeza de capas de livros. Passe somente uma flanela seca.
Como se livrar do mofo acumulado em livros há muito tempo sem uso?
O mofo é causado pela ação da temperatura e da umidade elevadas. Quando um livro apresenta este tipo de ataque, nunca devemos colocá-lo no sol. Deixe-o num ambiente arejado, abra-o em forma de leque para que todas as folhas sequem e, em seguida, procure um técnico especializado. Não utilize produtos químicos.
Como evitar a ação de cupins nos livros?
A ação de cupins só se dá após a infestação de alguma área ou mobiliário. O tratamento de desinfestação desse mobiliário ou dessa área física deve ser feito por uma empresa especializada. Jamais use produtos químicos diretamente no acervo. O tratamento dos livros só poderá ser efetuado por um técnico em conservação de acervos.
Perguntas respondidas por Jucemir Pimenta, restaurador da Secretaria do Patrimônio da União do Rio de Janeiro.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por passar por aqui! É uma honra ter sua opinião.