Como limpar e guardar livros

Por: Raiane Nogueira*

Nada desagrada mais a um amante de literatura do que ver suas obras preferidas malconservadas, com capas soltas e páginas amareladas ou rasgadas. Mas aumentar a vida útil dos livros requer cuidados especiais como a limpeza e o armazenamento.

Umidade e temperatura inadequada são os grandes inimigos dos livros. Esses agentes facilitam a proliferação de fungos e alteram a estrutura física das obras, com a geração de manchas e ondulações. A exposição ao sol também é nociva.


— Mas o principal causador de danos é o homem, por segurar os livros de forma incorreta, forçar sua abertura, fazer dobras nas páginas, inserir clipes de metal, manusear alimentos e bebidas durante a leitura — o que pode acarretar a infestação de insetos — e umedecer os dedos ao folhear — alerta o restaurador da Secretaria do Patrimônio da União do Rio de Janeiro, Jucemir Pimenta.

Coordenador de conservação da Biblioteca Nacional, Jayme Spinelli ensina a guardá-los adequadamente:
— A melhor forma de armazenamento é em pé, na estante, com o apoio de bibliocantos, aparadores vendidos em papelarias. Deve-se manter os livros sempre limpos e vistoriá-los com frequência.

Contra o amarelamento das páginas, Jayme Spinelli afirma que não há solução.

— O fenômeno ocorre devido à acidificação do papel, comum em livros mais novos. É irreversível — afirma o coordenador.

Tire suas dúvidas
 
Qual é a maneira mais adequada para limpar os livros?
A maneira mais correta é com o uso de trinchas largas, com pelo macio, fazendo-se uma varredura, folha a folha, da sujeira acumulada. Este processo deve ser feito no sentido de dentro para fora, em ambiente ventilado, com o uso de máscaras e luvas descartáveis. Nunca utilize pano úmido para a limpeza de capas de livros. Passe somente uma flanela seca.

Como se livrar do mofo acumulado em livros há muito tempo sem uso?
O mofo é causado pela ação da temperatura e da umidade elevadas. Quando um livro apresenta este tipo de ataque, nunca devemos colocá-lo no sol. Deixe-o num ambiente arejado, abra-o em forma de leque para que todas as folhas sequem e, em seguida, procure um técnico especializado. Não utilize produtos químicos.

Como evitar a ação de cupins nos livros?
A ação de cupins só se dá após a infestação de alguma área ou mobiliário. O tratamento de desinfestação desse mobiliário ou dessa área física deve ser feito por uma empresa especializada. Jamais use produtos químicos diretamente no acervo. O tratamento dos livros só poderá ser efetuado por um técnico em conservação de acervos.

Perguntas respondidas por Jucemir Pimenta, restaurador da Secretaria do Patrimônio da União do Rio de Janeiro. 

*Fonte: http://extra.globo.com/casa/faca-voce-mesmo/como-limpar-guardar-livros-2857859.html

Comentários